Venha fazer parte do SCFV! - São Miguel do Anta

Venha fazer parte do SCFV!

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Miguel do Anta oferece por meio do Centro de Referência da Assistência Social do município (Cras Sma), o “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)”, com recursos federais.

Sua finalidade é complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social. O SCFV é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida. O programa provém de recursos federais.

Objetivos:

Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;

Valorizar a cultura de famílias e comunidades locais pelo resgate de suas culturas e a promoção de vivências lúdicas;

Desenvolver o sentimento de pertença e de identidade;

Promover a socialização e convivência Por meio: Da criação de espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção de seus membros;

Estimular e orientar usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território;

Organizar percursos conforme as especificidades dos ciclos de vida;

Trocas culturais e de vivências; Incentivar a participação comunitária, a apropriação dos espaços públicos e o protagonismo no território.

O SCFV parte da concepção de que os ciclos de vida familiar têm estreita ligação com os ciclos de vida de desenvolvimento das pessoas que as compõem. Seu foco é a oferta de atividades de convivência e socialização, com intervenções no contexto de vulnerabilidades sociais, de modo a fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão e risco social.

Tal serviço é oferecido pelos orientadores sociais em diversas oficinas, rodas de conversa, eventos, reuniões com famílias, entre outras formas que favorecem o aprendizado na prática e a construção de um mundo onde os valores da responsabilidade, respeito, afetividade, honestidade e solidariedade permeiam todas as relações.

Oferecemos para os nossos educandos:

Crianças de 3 a 10 anos: atividades no CRAS;

Crianças e adolescentes de 11 e 12 anos: atividades no Ginásio Poliesportivo;

Idosos: atividades físicas e zumba.

Para se inscrever no SCFV é necessário ter o NIS (Número de Inscrição Social) atualizado e encaminhamento feito pela assistente social do CRAS.

Procure o CRAS e tire suas dúvidas: Rua São José, N° 713, Centro. Telefone: (31) 3897-1458.