PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO PSF E CAPIVARA PARTICIPAM DE OFICINAS DO PROJETO SAÚDE EM REDE DO GOVERNO DO ESTADO - São Miguel do Anta

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO PSF E CAPIVARA PARTICIPAM DE OFICINAS DO PROJETO SAÚDE EM REDE DO GOVERNO DO ESTADO

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO PSF EM CAPIVARA PARTICIPAM DE OFICINAS DO PROJETO SAÚDE EM REDE DO GOVERNO DO ESTADO
Nossa unidade PSF Alfredo Soares do Carmo em Capivara, foi contemplada como unidade laboratório para piloto em nosso município do Programa Saúde em Rede do Governo do Estado. O primeiro dia de treinamento e capacitação dos profissionais de saúde aconteceu dia 17 de Junho e o segundo aconteceu ontem (24). A primeira etapa da oficina contou com a presença de todos profissionais que fazem parte do PSF, a oficina está sendo aplicada pela coordenadora de APS Liene Charle que está sendo capacitada junto a regional de saúde e tutores do programa. O Saúde em Rede surgiu em 2019 e tem como objetivo promover a estruturação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), por meio da organização dos processos de trabalho da Atenção Primária e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).
Nosso município aderiu o programa no início do mês e escolheu a unidade da Zona rural como unidade piloto e posteriormente será estendido aos demais PSFs do município. O programa será dividido em 10 etapas, todos profissionais receberão certificado no final do projeto pela faculdade UAITEC do governo do Estado. Para a coordenadora e tutora do projeto, Liene Charle, buscar capacitação para as equipes é primordial para alcançarmos um atendimento com qualidade. “O Saúde em Rede oferece, através de ferramentas de gestão e ajuste entre as equipes, meios de temos tudo para fazermos um belo trabalho. Quando apresentamos o programa para a equipe do PSF, todos gostaram e abraçaram a causa, isto é gratificante para o município”. Afirma Liene. O Saúde em Rede conta com uma plataforma de monitoramento da evolução dos municípios participantes em relação às matrizes e instrumentos propostos, bem como do status de cada município em relação ao projeto. Um painel de bordo permite à gestão identificar quais processos foram implantados, e o nível de maturidade da gestão de processos em cada uma das unidades laboratório, de Atenção primária e Especializada. O resultado final esperado com o Saúde em Rede é a implantação de uma Rede de Atenção à Saúde nas regiões de atuação do projeto, tendo a Atenção Primária como ordenadora. A avaliação de implementação da Rede de Atenção à Saúde tem como base o acompanhamento de três elementos basilares: população, estrutura operacional e modelo de atenção à saúde. A metodologia de avaliação é aplicada como linha de base, a fim de realizar um diagnóstico do marco zero do projeto, o “onde estamos”. Posterior e periodicamente, o instrumento de avaliação é aplicado a fim de identificar o nível de conformidade dos itens, e avaliar o grau de evolução do modelo proposto.
O Município de São Miguel do Anta tem procurado reestruturar as equipes focando em diversas áreas a fim de termos um atendimento mais humanizado e empático.

 

Autor: SECRETARIA DE SAÚDE