Plano de Contingência contra o coronavírus - São Miguel do Anta

Plano de Contingência contra o coronavírus

Na manhã desta quarta-feira (18-03), o prefeito Wagner Damião se reuniu com a secretária municipal de saúde, Dayana Leocádio e com demais funcionários do setor.

Um plano de contingência que busca orientar, conscientizar e prevenir os moradores sobre os males do Covid-19 (coronavírus) foi elaborado, as ações entram em vigor a partir de amanhã (19/03).

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os serviços do “Viva a Vida”, “Consórcio” e UAES (Unidade de Atendimento Especializado em Saúde) da nossa cidade referência, Viçosa MG, estão paralisados, assim como qualquer atendimento em grupo em nosso município. A Unidade Básica de Saúde (Posto) e os PSFs funcionarão em caráter de URGÊNCIA. Ou seja, o serviço odontológico irá atender quem estiver com dores insuportáveis, já os fisioterapeutas estarão atendendo os acamados (ex: fisioterapia respiratória para idosos) e com os médicos da mesma forma, os profissionais avaliarão se o caso é de extrema necessidade, funcionários também irão identificar na porta do centro de saúde a real condição do paciente.

A Central de teleatendimento do Coronavírus funcionará a partir desta quinta-feira (19/03), informações serão coletadas e dúvidas sanadas neste canal. O paciente diagnosticado terá uma ficha de triagem e acompanhamento recebendo ligações diárias sobre o seu estado clínico. O morador deve ligar das 7h às 16h no seguinte número: (31) 3897-1493, a partir das 16h no (31) 3897-1301.

O Executivo Municipal de São Miguel do Anta reforça ao cidadão que apenas saia de casa em caso de última necessidade, evitando compartilhar talheres, copos e demais objetos pessoais. Utilize sempre lenços descartáveis ao higienizar o nariz ou ao tossir, a fim de não espalhar secreções com vírus; caso não haja um lenço à disposição, cubra a boca ou nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar, lavando o antebraço assim que possível. É de extrema importância se atentar com o grupo de risco: idosos, enfermos, crianças e pessoas com baixa imunidade.

“Não há nenhum caso confirmado em São Miguel do Anta até o momento, mas as medidas por tempo indeterminado da Secretaria Municipal de Saúde visam o bem-estar de toda a população local”, afirmaram Wagner e Dayana.

Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. S. M. do Anta