Palestra sobre novembro azul no Salão Paroquial - São Miguel do Anta

Palestra sobre novembro azul no Salão Paroquial

Na última terça-feira (27/11) o Salão Paroquial sediou a palestra ministrada pelo médico Thomaz Protti sobre o tema “Novembro azul”.

De maneira clara e objetiva ele envolveu os participantes para o melhor entendimento sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Thomaz também falou sobre doenças que atingem os homens como hiperplasia prostática benigna, ginecomastia, câncer de mama masculino, varicocele, fimose, balanopostite, andropausa, disfunção erétil, ejaculação precoce, hidrocele, câncer de pênis, bexiga, pele, testículo, orquiepididimite e criptorquidia. Os presentes tiveram espaço para perguntas, que foram respondidas pelo médico.

Para Marlene dos Santos, acadêmica em enfermagem e uma das organizadoras, os homens têm que deixar o preconceito, machismo e vergonha de lado, se preocupando mais com a saúde, assim como as mulheres. Marlene também agradece a todos que foram na palestra e as pessoas que ajudaram na realização do evento: Sylvinho, Julinha, Vitor Ferreira, Padre Wantuil por liberar o espaço, Cida Fialho (Coordenadora do NASF), Gourete Souza (Secretaria de Ação e Promoção Social), Dayana Leocádio (Secretária Municipal de Saúde) e o Dr Thomaz Protti.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que neste ano 68.220 casos da doença sejam registrados, sendo que os valores correspondem a um risco estimado de 66 novos casos a cada 100 mil homens. A maioria dos pacientes se concentra nas regiões mais desenvolvidas, como Sul e Sudeste. O levantamento ainda alerta que em 2019 a expectativa para os dois anos é maior em São Paulo, com 14.890 casos, Rio de Janeiro, com 6.950; Minas Gerais, com 6.730; e Rio Grande do Sul, com 6.210.