Importância de separar o lixo em sua casa - São Miguel do Anta

Importância de separar o lixo em sua casa

A Administração Municipal de São Miguel do Anta vem buscando desde o início da gestão alternativas e soluções para melhorar as condições de vida da população.

E um dos assuntos debatidos com frequência é a responsabilidade com o lixo gerado no município. A Prefeitura é a responsável pela coleta, transporte e descarte de todos os resíduos sólidos gerados pelos moradores da zona urbana e zona rural de São Miguel do Anta.

Sendo assim, há uma grande equipe composta por varredores, motoristas, garis e demais agentes de limpeza pública que trabalham diariamente para manter ruas, estradas, calçadas e demais logradouros sempre limpos.

Mas para esse serviço contemplar cada vez melhor as famílias sãomiguelenses, é necessária a colaboração de cada pessoa que aqui reside. Crianças, jovens, adultos, idosos, igrejas, comércios e demais entidades envolvidas direta ou indiretamente com o município.

Desde setembro do ano passado, cogitou-se a ideia de se fazer em São Miguel do Anta a coleta seletiva de materiais, ou seja, conscientizar e orientar as pessoas a mudarem seus hábitos e pensamentos em relação ao lixo, separando em suas casas: o orgânico do seco, o reciclável do não reciclável e assim por diante. Assim, textos, panfletos, palestras e diálogos têm se intensificado para que o município se programe e adapte a essa possível e próspera realidade.

Poucos sãomiguelenses talvez saibam, mas a separação do lixo em casa faz toda a diferença para quem trabalha recolhendo os resíduos e principalmente pra quem organiza e faz a triagem na Usina de Triagem e Compostagem (UTC), ao economizar tempo e acelerar o processo na esteira, isso evita que o chorume se faça presente acarretando o mal cheiro, aparecimento de urubus e demais animais. Concluindo, o ambiente de trabalho fica mais seguro e a saúde da população e principalmente dos trabalhadores é resguardada.

Semanalmente várias toneladas de lixo são encaminhadas à UTC, em feriados, festividades e demais eventos a quantidade pode aumentar, lembrando que, todos os dias os funcionários da Usina de Triagem atuam na manutenção da mesma, transporte de resíduos para a vala, separação dos compostos orgânicos e ainda separam vidro, alumínio, plástico e demais materiais, que são vendidos para empresas de fora, resumindo, sua ação em casa interfere muito na rotina de trabalho desses servidores.

Sabemos que o HÁBITO não se modifica do dia para a noite, porém, atitudes podem ser tomadas para que nossa realidade se transforme, São Miguel do Anta merece estar cada vez mais bonita e limpa e todos os agentes de limpeza pública merecem nosso respeito e admiração. Compartilhe essa mensagem e mãos à obra, a coleta seletiva só funciona coletivamente!

Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. S. M. do Anta