Emater, Sindicato Dos Trabalhadores Rurais e Departamento De Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico Valorizam Agricultu - São Miguel do Anta

Emater, Sindicato Dos Trabalhadores Rurais e Departamento De Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico Valorizam Agricultu

Na tarde de ontem (27/03), o Chefe do Departamento de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Vitor Ferreira, participou de uma reunião organizada pela Emater local e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Anta.

O objetivo foi organizar a participação das agricultoras familiares na Feira da Agriminas (Feira da Agricultura Familiar) que acontecerá na cidade de Belo Horizonte nos dias 11, 12,13,14 e 15 de abril. A reunião foi conduzida por Sylma Oliveira, auxiliar administrativa da EMATER e Janaina Marques de Miranda Lisboa, Extensionista Agropecuária. Maria Célia, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e algumas agricultoras também estiveram presentes. O foco da reunião foi na discussão sobre a preparação dos produtos a serem levados para feira, pois é uma preocupação de todos zelarem pela qualidade e valorização dos mesmos, pensando também nas pessoas que vão adquirir os produtos e no fortalecimento do trabalho dos agricultores (a) familiares.

A Feira da AgriMinas é uma ação pioneira da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), juntamente com seus parceiros, com a proposta de abrir novos mercados para os produtos da agricultura familiar, impulsionando o segmento no Estado. O evento se caracteriza como um importante espaço para a promoção de produtos da agroindústria artesanal mineira, além de criativas e diversificadas peças de artesanato. Tudo produzido em pequenas propriedades, onde o que prevalece são as relações familiares de trabalho. Além de ser uma vitrine para os produtos da agricultura familiar, a AgriMinas é também um espaço de capacitação e eventos técnicos. A intenção é trabalhar a organização da produção e preparar os agricultores e assentados da reforma agrária para a comercialização de seus produtos.

Autor: Assessoria de Comunicação da P. M. São Miguel do Anta