Campanha de vacinação antirrábica - São Miguel do Anta

Campanha de vacinação antirrábica

A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância em Saúde informa que a CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA se iniciou no dia 20 de julho em São Miguel do Anta.

Nesta etapa, cachorros e gatos estão sendo vacinados nas zonas rurais (comunidades prioritárias estão sendo atendidas) após o mapeamento da equipe que está realizando o trabalho.

Todas as medidas de prevenção ao coronavírus são adotadas pelos profissionais nas atividades.

“A raiva é uma doença viral "zoonose", ou seja, que pode ser transmitida do animal para o homem. Ainda que seja considerada incomum nos dias de hoje, ainda gera muitas preocupações para amantes de bichinhos de estimação, pois é fatal em quase 100% dos casos.

Essa doença contagiosa é transmitida através da saliva de animais contaminados, por isso, sua principal forma de propagação é a mordida. Tanto nos pet quanto em pessoas, o vírus pode ficar encubado por até duas semanas até que os sintomas surjam, sendo a agressividade mais notável.

Devido à facilidade da contaminação, a vacina é tão importante. Além da mordida, a contaminação também pode ocorrer por arranhões e até mesmo o simples contato com excrementos e secreções.

Ainda hoje, a vacina antirrábica é a única forma de prevenção. Animais que viajam muito, que estão em contato com animais silvestres ou que passam muito tempos nas ruas são os mais suscetíveis a adquirir a doença, mas até mesmo os mais bem cuidados não estão 100% a salvos.

Por isso, vacinar seu pet é uma questão de segurança para ele e para todos que convivem com ele”

FONTE: PORTAL MUNDO PET

https://mundopet.com/importancia-da-vacina-antirrabica/

Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. S. M. do Anta