Barreiras sanitárias de São Miguel do Anta em nova fase - São Miguel do Anta

Barreiras sanitárias de São Miguel do Anta em nova fase
As barreiras sanitárias, instituídas no dia 19 de março em São Miguel do Anta, passaram para uma nova fase desde o dia 08 de junho. Foram estabelecidas medidas complementares ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, já que o decreto municipal 1325/2020 determina a realização de rastreamento clínico obrigatório para quem cruzar as barreiras sanitárias.

**NOVA FUNÇÃO DOS PROFISSIONAIS DAS BARREIRAS**

O rastreamento será realizado por profissionais de saúde. Cada barreira terá três membros; com a equipe de apoio e um enfermeiro. Os agentes públicos irão abordar somente os veículos que estiverem ingressando no município de São Miguel do Anta. Motoristas e passageiros desses veículos serão submetidos a rastreamento clínico conforme protocolo definido pela Secretaria de Saúde, que prevê a aferição de temperatura e verificação da saturação do oxigênio do paciente. Também será preenchido o questionário epidemiológico que irá comprovar a necessidade de coleta do teste (sendo que, cada teste, teste rápido ou PCR, possui critérios diferentes). A pessoa, cujo rastreamento clínico indique suposta infecção pelo novo coronavírus, será orientada ao isolamento domiciliar e demais procedimentos pela equipe de saúde.

**REGIONALIZAÇÃO DAS BARREIRAS**

As pessoas provenientes dos municípios de Viçosa, Teixeiras, Cajuri, Canaã, Pedra do Anta e Araponga terão autorização automática para cruzar as barreiras, mas deverão preencher o formulário no site. Ressalta-se que, os municípios integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CIS-MIV).

**SOLICITAÇÃO DE PASSAGEM**

Além do rastreamento clínico, a passagem pelas barreiras estará condicionada ao preenchimento de formulário disponível no site da prefeitura de São Miguel do Anta.
As informações fornecidas no formulário incluem a justificativa para entrada no município. Poderão ser consideradas justificativas para ingresso no município: o deslocamento para trabalho, regresso de moradores, necessidade de atendimento bancário e comercial e o deslocamento para atendimento médico ou odontológico de caráter eletivo ou inadiável.
Quem fizer a solicitação se responsabilizará, sob as penas da lei, pela veracidade das informações prestadas. Os casos médicos de urgência e emergência não necessitam de autorização para passagem nas barreiras.

**PRAZO DE RETORNO DOS PEDIDOS DE PASSAGEM PELA BARREIRA**

Ao preencher o formulário, o solicitante receberá um e-mail com o retorno sobre sua solicitação. No entanto, em alguns casos pontuais pode ocorrer de o solicitante não receber o e-mail por diversas razões. Nesses casos, ele deve observar atentamente os prazos abaixo.
1 - Para as solicitações preenchidas entre as 8:00h de segunda-feira e 17:00h de sexta-feira, o prazo de retorno é de três horas.
Exemplo: Preenchi o formulário das 8:00h às 18:00h de segunda a sexta -feira. Caso não receba o e-mail, cobrarei retorno somente após quatro horas do mesmo dia contado a partir do preenchimento do formulário.
2 - Para as solicitações preenchidas a partir das 17:00h de sexta-feira, o prazo de retorno é de 56 horas.
Exemplo: Preenchi o formulário às 17:00h de sexta-feira. Caso não receba o e-mail, cobrarei retorno a partir das 09:00h de segunda-feira.
3 - Horário de atendimento para verificação de retornos que não chegaram dentro do prazo.
Findado o prazo gerado pelo sistema de avaliação de autorização das barreiras sanitárias para retorno no e-mail, o solicitante deve entrar em contato informando seu nome, documento, dia e horário que fez a solicitação. Esse contato pode ser feito de segunda à sexta-feira de 08:00h às 11:00h e de 13:00h às 17:00h, exclusivamente pelo telefone: (31) 3897-1161.

**PARCERIA DA PREFEITURA COM A POLÍCIA MILITAR**

A Prefeitura de São Miguel do Anta e a Polícia Militar do estado de Minas Gerais estão atuando em parceria.
O cidadão que não utilizar a máscara e/ou realizar ou estiver em aglomerações poderá responder pelos seus atos.
Será registrado o boletim de ocorrência, o qual será encaminhado para o Fórum para as devidas providências.

DENÚNCIAS / POLÍCIA MILITAR - SÃO MIGUEL DO ANTA (31) 9 8338-2078
Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. S. M. do Anta