Sebrae pretende realizar oficina em São Miguel do Anta - São Miguel do Anta

Sebrae pretende realizar oficina em São Miguel do Anta

O que é desenvolvimento? Como tirar os sonhos, ideias e pensamentos do papel e colocar em prática? O que nós, enquanto cidadãos e empreendedores estamos fazendo individualmente para a melhoria das condições de vida na nossa cidade? Como os setores público e privado podem atuar nesse processo que beneficia toda a comunidade?

Essas perguntas intrigaram representantes da sociedade civil, Prefeitura Municipal, Emater local, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município e do Sebrae Minas, num encontro ocorrido na quarta-feira (28-08), no CRAS.

“Não existe fórmula mágica, nós sentamos com as lideranças de cada grupo (agricultores (a) familiares, empresários, setor público dentre outros) para tentar elaborar um plano de desenvolvimento para o município. Todo morador daqui deve fazer a seguinte reflexão… Qual São Miguel do Anta queremos para os próximos 5, 10 anos?”, destacou Galvão Emerick, analista do Sebrae.

Ele também compartilhou experiências de outras ações em municípios menores, pontuando que, infelizmente, a prefeitura fica sobrecarregada por ser o principal local gerador de empregos e consequentemente, renda para as famílias, isso acaba sendo um retrocesso, pois a dependência impede com que iniciativas empreendedoras e prósperas possam ter suporte e crescer, isso não impede que as mesmas usufruam de benefícios públicos, mas de maneiras diferentes e coletivas, que ajudem um grupo maior de pessoas.

O próximo passo seria uma oficina com um consultor especializado, esta iniciativa pretende criar condições para que o chamado “Desenvolvimento Econômico Local-DEL”, ocorra de fato. Ainda na reunião, a secretaria Municipal de Educação, Luciana Martins, fez questão de parabenizar o trabalho do Sebrae com as crianças nas escolas de São Miguel do Anta, parceria que com certeza surte efeitos positivos na geração que está por vir.

“Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas possa mudar o mundo. De fato é a única coisa que tem funcionado’’, com essa frase de Margarete Meed.

Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. São Miguel do Anta