Qualidade de vida e direitos dos idosos são pauta em São Miguel do Anta - São Miguel do Anta

Qualidade de vida e direitos dos idosos são pauta em São Miguel do Anta

O Dr. Luiz Cláudio (promotor da vara do idoso – Viçosa MG) esteve em nosso município na tarde de sexta-feira (27-09). Ele se reuniu com membros do Conselho do Idoso de São Miguel do Anta e funcionários da Prefeitura Municipal local, o encontro aconteceu no CRAS.

De acordo com Luiz Cláudio, o trabalho não é fácil. “Para assegurar o direito dos idosos de forma sensata, o trabalho deverá ser feito em rede e o desafio é grande, pois isso inclui relações familiares, suporte do poder público, que envolve a área da saúde pública e assistência social dentre outras demandas”.

O promotor explicou que a ajuda não deve ser só financeira, mas também de afeto, carinho e atenção, seja por parte da família, amigos e conhecidos ou por quem mantém relações com a pessoa direta ou indiretamente. “O mais importante é respeitar a história e cultura daquela pessoa, se ela faz algo ou está naquela situação por livre arbítrio ou falta de opção, isso já é um grande avanço” concluiu. Os participantes enriqueceram o debate ao fazer perguntas e opinarem sobre diferentes situações vividas com pessoas que têm 60 anos ou mais.

Vale ressaltar que, o Conselho Municipal do Idoso foi fundado neste ano pela lei 540/ 2019, ligado a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, sendo que a gestora da pasta assume também o papel de secretária executiva no mesmo. A presença do promotor teve por objetivo explicar aos novos membros: objetivos, importância e limitações do Conselho. O convite foi estendido aos demais funcionários da saúde e educação. "Com a descontinuidade dos repasses do governo Federal, precisamos estar unidos e realizar conjuntamente ações em prol dos nossos moradores, principalmente da população idosa", ressaltou Gourete Souza, Secretária Municipal de Ação e Promoção Social.

Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. São Miguel do Anta