Projeto "Mala Viajante" na Creche e na Escola Municipal Ovídio Saraiva Reis - São Miguel do Anta

Projeto "Mala Viajante" na Creche e na Escola Municipal Ovídio Saraiva Reis

O projeto “Mala Viajante” embarcou na manhã de hoje (21/06) na Creche Municipal e na Escola Municipal Ovídio Saraiva Reis. As histórias contadas foram: “Chapeuzinho Vermelho Moderno” e “O pescador, o anel e o rei”. Vitor Oliveira e Rita de Cássia (Padrinho e madrinha convidados) comandaram as atividades lúdicas que despertaram a atenção das crianças.

Em 2013 o projeto Mala Viajante foi criado. Ele percorre as escolas da rede municipal com o objetivo de trabalhar com as crianças leitura e interpretação de texto. Desde o ano passado, o foco está no teatro e contação de histórias. Durante o ano letivo, vários padrinhos e madrinhas são convidados a participarem, apresentando atividades criativas para os estudantes.

FICHA TÉCNICA:

“Chapeuzinho Vermelho Moderno”: Vitor, Deuza, Ana Claúdia e Jussara (biblioteca municipal) e Izabel (parceira)

“O pescador, o anel e o rei”: Rita de Cássia (Assessora Pedagógica)

Segue o agradecimento da diretora Nadir Almeida:

"Quase num passe de mágica um livro é acariciado por mãos habilidosas e surgem muitas histórias. Depois alguém dotado de luz própria empresta a estas histórias sua alma. Então o inesperado acontece: Com máscaras, adereços o Contador de Histórias movimenta personagens encantados, a magia dos reis e princesas, a esperteza dos heróis e a sabedoria dos bichos. O Contador de Histórias, ri, chora e faz brotar lágrimas de alegrias e de tristezas que não se esquecem mais. Contador de Histórias é aquele que deixa que muitas histórias aconteçam: Contos de Fadas, Contos Maravilhosos, Contos Tradicionais, Contos de Encantamento dos quatro cantos do mundo; é aquele que fala à alma as misteriosas profundidades do coração e da imaginação; é aquele que promove um escutar e olhar fazendo com que todos sintam o frio, o medo, a paz, a felicidade, a fome, as cores, os cheiros, e as mais diversas sensações suscitadas pelas histórias que harmonizam, acalmam, despertam sentimentos adormecidos. Obrigada aos nossos padrinhos e madrinhas da mala viajante. Ana Cláudia, Vitor Ferreira, Isabel, Deuza Oliveira e Rita".