Profissionais da educação participaram do curso de “Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros” - São Miguel do Anta

Na semana passada, profissionais da rede municipal de educação de São Miguel do Anta participaram do curso de “Prevenção de acidentes e primeiros socorros”, com foco no atendimento de crianças. As atividades se estenderam de terça (05/06) a sexta-feira (08/06), totalizando carga horária de 32 horas.

Quem ministrou o curso foi a farmacêutica Alice Almeida Souza, instrutora do Senar Minas há 8 anos. Ela afirma que o treinamento é voltado para prevenir acidentes e também saber lidar com eles, caso ocorram no trabalho, viagens ou até mesmo em casa. A instrutora pontuou que é crucial ter noções do que deve ser feito corretamente para não agravar o quadro da vítima em casos de engasgo, ferimentos, hemorragias dentre outros problemas, o que é muito comum, já que as pessoas na grande maioria, não possuem conhecimento a respeito. “Como a chegada do serviço médico especializado pode demorar, a ausência de uma pessoa que saiba o que fazer no momento ou decisões precipitadas podem levar uma vítima precocemente a óbito”.

As participantes ressaltaram que o aprendizado foi enorme, já que muitas vezes elas poderiam agir e passar instruções de forma errada para outras pessoas. Sendo assim, somente a curiosidade piora a situação da vítima ao invés de ajudar. Vale ressaltar que é importante ter professoras, diretoras, secretarias e auxiliares gerais capacitadas, já que elas convivem diariamente com centenas de crianças.

É a terceira vez que a capacitação é ofertada em São Miguel do Anta. A parceria ocorreu entre o Senar Minas, Emater local, Secretaria Municipal de Educação e o CRAS. Anteriormente, os profissionais da saúde foram contemplados.