Prefeitura, Emater, Sindicato Rural e Agricultores (a) Familiares se reuniram para dialogarem sobre o PRONAF - São Miguel do Anta

Na sexta-feira (23/08), representantes da Prefeitura Municipal de São Miguel do Anta, Emater Local e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município se encontram com agricultores (a) familiares e produtores da nossa terra para tratar de diversos assuntos, a reunião ocorreu no Salão Paroquial.

A nova linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) foi esclarecida, pois esta é destinada apenas a agricultores familiares que queiram construir ou reformar moradias (imóveis rurais) no valor máximo de R$50.000,00, dependendo da capacidade de pagamento de cada pessoa ou família, tendo uma taxa de juros de 4,6% ao ano e até 10 anos para pagar, dependendo do projeto. Diego Lima (gerente do Banco do Brasil) sanou as dúvidas dos presentes e deixou claro que este financiamento funciona como as demais linhas do PRONAF, diferentemente de um programa social, como foi o “Minha Casa, Minha Vida”.

Janaina Lisboa, extensionista da Emater, pontuou a necessidade de separar as seringas utilizadas em animais ou pessoas e colocá-las em garrafas PET, ela também disse que embalagens de agrotóxicos não podem ser inseridas com o lixo convencional, as mesmas devem ficar guardadas em locais seguros e ser entregues nas campanhas realizadas pela Prefeitura e Emater, outra possibilidade para os moradores é levar as embalagens para o Posto de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos, localizado em Coimbra - MG.

Os agricultores foram orientados também a coletar amostras de solos das lavouras de café ou área de plantio de milho. Lembrando que, esse procedimento faz com que o calcário, adubos e outros produtos sejam utilizados de forma correta no cultivo. Cada análise é realizada pelo valor de RS 19,00, as amostras podem ser destinadas à Emater, para assim, serem levadas para o laboratório.

Sede da Emater em São Miguel do Anta: Rua Sebastião Pereira, 625, Centro. Telefone: (31) 3897-1439. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira 7:30 às 11:30hs e 13:30h às 17:30h.

Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. São Miguel do Anta