Pecuarista de São Miguel do Anta foi premiado na 90ª Semana do Fazendeiro - São Miguel do Anta

Pecuarista de São Miguel do Anta foi premiado na 90ª Semana do Fazendeiro

Frederico Lopes, com sua vaca “Fazenda”, foi vice-campeão em sua categoria e 3º geral no Torneio Leiteiro de Viçosa e região

Entre os dias 15 e 18 de julho de 2019 ocorreu o 4° Torneio Leiteiro de Viçosa e Região, evento realizado dentro da 90ª Semana do Fazendeiro, no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Frederico Lopes representou o município de São Miguel do Anta com a vaca “Fazenda”, onde o pecuarista da comunidade rural de Monte Sinai participou de todas as etapas incluindo a esgota, ordenha e pesagem do leite. Na categoria familiar primíparas (fêmea que teve seu primeiro parto ou vai parir pela primeira vez), o animal de Frederico foi vice-campeão, obtendo na classificação geral, a terceira melhor colocação.

“É importante participar desse tipo de evento, pois aqui o produtor tem a oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho, que muitas vezes é esquecido e desvalorizado”, disse o sãomiguelense. Frederico foi agraciado com troféu e R$ 800,00 em dinheiro pelo desempenho, além de trocar experiências com outros pecuaristas e ter o reconhecimento do seu esforço e dedicação durante o torneio, que contou com a participação de vários representantes de municípios da região.

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Anta custeou o frete (ida e volta) para Frederico, pois segundo Wagner Damião (prefeito) e Fernanda Rezende (Secretária Municipal de Agricultura) é importante incentivar e valorizar os produtores e pecuaristas do município, até porque a atividade é uma das principais fontes de renda na zona rural, “muitas famílias têm o leite como atividade fundamental para se sustentar, seja em primeiro ou segundo plano, e para subsistência também”, pontuaram Wagner e Fernanda.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural da Prefeitura Municipal de Viçosa (Seadru/PMV), Departamento de Zootecnia – DZO/UFV), Fundação Facev e o Laticínios Porto Alegre são parceiros idealizadores do Torneio Leiteiro de Viçosa e Região, que a cada ano tem ganhado mais destaque dentro da Semana do Fazendeiro.

Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. São Miguel do Anta