Nota do Departamento de Cultura - São Miguel do Anta

Nota do Departamento de Cultura

São Miguel do Anta estará realizando várias ações da 7ª Jornada. Confira abaixo: 


A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais propõe para este ano de 2019, o tema “Culinária e Patrimônio”. O Objetivo dessa edição é oferecer a oportunidade de fruição dos bens patrimoniais, por meio da gastronomia típica das comunidades. Estão incluídos também registros de artistas e fotógrafos, assim como outras manifestações artísticas, que tenham como tema ou produzidas com um olhar sobre os bens protegidos, sejam eles de natureza material ou imaterial.

FOGÃO, PROSA E VIOLA Data do evento 24/08/2019 – Horas 20:00 – Quadra 
Nosso estilo de vida não se restringe apenas às paisagens bucólicas, fogão a lenha e pão de queijo, somos bem mais que essa poesia! A casa mineira é aconchegante, cheia de memórias, causos e calor humano. Conversamos sobre religião, família e política e uma boa música ao som da viola, e quem chegar será sempre bem vindo! Todo mineiro gosta de uma boa prosa e um cafezinho ao pé do fogão. Quando a família ou os amigos se encontram, as risadas e o jeito calmo de conversar preenchem o lugar. A cozinha é o ponto de encontro de todo bom mineiro. O jeitinho mineiro é o mesmo de sempre o fogão a lenha continua aparecendo em boa parte dos projetos, de cozinhas caipiras cheias de estilo e aconchego. O artesanato mineiro é singelo e delicado, conta a história de vida e cultura de seu povo. Os objetos de decoração, trazem um significado especial ao estilo dos moradores.Minas são muitas, histórias são muitas, a versatilidade é muita! A decoração mineira é diferenciada por trazer Minas tem cachoeiras, montanhas, clima gostoso, comida famosa e gente hospitaleira! Se você ainda não conhece Minas Gerais, se programe para participar conosco da 7ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural! Você vai se surpreender! uma bagagem centenária, onde história, cultura e desenvolvimento caminham juntas.Desta forma com o Tema “Fogão, Prosa &Viola”, vamos reproduzir um cenário de uma cozinha mineira, e nesta cozinha vamos contar vários causos para o público e uma boa moda de viola, além daquele cafezinho feito no famoso mancebo e aquele pão de queijo quentinho mostrando o jeitinho mineiro de ser. Mostrando para crianças, jovens e adultos que ser mineiro é ser reconhecido no mundo intero pela famosa culinária, simplicidade de conversar e ser hospitaleiro. Cantando e contando, cultivamos o carinho pela música de viola e pela arte de contar causos, raízes profundas da cultura do interior Minas é por valorizar as genuínas raízes dessa cultura que formamos o "Prosa". Se você é um amante da cultura caipira e da verdadeira música de viola, e daquela conversinha ao pé do fogão, fique mais próximo de nós.

ENTRE ESTRADAS, SABORES E AROMAS – Data do evento - Do dia 12 ao dia 30 de agosto 08:00 às 15 horas- Zona Rural Capivara 


Como o próprio nome sugere o roteiro Entre Estradas, Sabores e Aromas é a opção ideal para quem ama gastronomia mineira. Os casarões entre cenários da história do município e a ruralidades, casarões estes que abrigaram vários varões ilustres personalidades do município, entre estradas sabores e aromas temos varias quitandeiras que são um convite para conhecer um pouco mais sobre a fama da cidade na excelência da produção você encontrarão doces, pimentas e muito mais. Você pode conhecer ainda neste roteiro, onde vamos visitar alguns casarões do período do século XVII e XIX, para apreciar e ver o modo de preparo de algumas receitas do nosso antepassados. ENTRE ESTRADAS, SABORES E AROMAS será uma visita guiada, na região da APA área de preservação ambiental na zona rural do município São Miguel do Anta, denominada Capivara, esta região é contemplada com vários casarões do século XVIII e XIX, linda paisagem, corredeiras e cachoeira, nesta visita iremos levar os participantes ao mundo da imaginação de como nossos antepassados percorria estes caminhos e muitas das vezes iria ate a casa do compadre ou comadre para tomar uma café e jogar conversas fora, neste objetivo iremos leva-los para conhecer as famosas quitandeiras, que preparavas deliciosos, biscoitos no forno de lenha, e também rocamboles e casadinhas produzidos artesanalmente com receitas de seus avós.
DO CAMPO Á MESA - 17 de agosto- Praça Padre Adalberto 

Através da Feira de Agricultura Familiar buscaremos resgatar tradições do campo e valoriza agricultor durante a 7ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural com o Tema “CULINÁRIA E PATRIMÔNIO, montaremos um ambiente rústico e decoração que lembra o campo. Na chegada na Feira de Agricultura Familiar da será assim: aconchego e memórias de um lugar onde a natureza é a atração principal. A feira reunira aproximadamente 10 produtores de várias produtores do município em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Quem visitar o espaço logo se encantará pelas delícias produzidas na nossa cidade . Além de uma exposição de fotos antigas do município e apresentação artística dos artistas da cidade".

Autor: Departamento de Cultura