Nota da Secretaria Municipal de Saúde sobre o Samu de Viçosa e região - São Miguel do Anta

Nota da Secretaria Municipal de Saúde sobre o Samu de Viçosa e região

"Na semana passada, demos mais um passo para uma grande conquista, que irá com toda certeza beneficiar a população de Viçosa e região! Estivemos reunidos no CISMIV, onde aprovamos o rateio do projeto de lei do SAMU de Viçosa e região. Sem dúvidas, um grande avanço para nossa região! Com foco, determinação e compromisso, em breve contaremos com mais esse serviço de qualidade e segurança na saúde!

- O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível. Todo esse serviço pelo SUS!"

Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. S. M. do Anta