Fim de ano com muito trabalho no CAPS Dionísio de Paula Pinto - São Miguel do Anta

Fim de ano com muito trabalho no CAPS Dionísio de Paula Pinto

São Miguel do Anta esteve presente no Encontro de Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova (SRS-PN), realizado no dia 07 de novembro deste ano, no auditório da SRS/PN (Sindicato Rural). O evento foi destinado às referências municipais, aos Serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e às instituição parceiras e tem como objetivo fortalecer a rede, alinhar as orientações da Política Estadual de Saúde Mental e reativar o Colegiado Gestor Regional.

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Dionísio de Paula Pinto (CAPS/São Miguel do Anta), Cristiane Lemos, que esteve presente, destacou que nosso município foi muito elogiado, sendo um dos centros de referência em toda região, no trabalho realizado com pessoas que sofrem de neurose, psicose, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, retardo mental, transtorno de personalidade e dependência química. Aproveitando o gancho, no encontro foi dito que a saúde Mental deve ser esclarecida de forma simples para a maioria dos brasileiros, pois o desconhecimento e tabus são grandes em torno do assunto.

“Foi um momento de extrema importância para capacitação, se adaptar e atualizar o setor às normas vigentes, visto que a SRS-PN acompanha e fiscaliza as atividades de perto, nesse intuito procuramos sempre oferecer tudo que nossos pacientes precisam para uma recuperação eficiente”, afirmou Cristiane. A coordenadora faz questão de pontuar a humanização no tratamento, onde a pessoa não se sente inferior e é estimulada a práticas de lazer, cidadania, fortalecimento dos laços familiares e amizade, além da inserção e reabilitação psicossocial.

Ela afirma que o empenho é diário e que o trabalho em equipe faz toda diferença, já que a atenção é realizada pela equipe multidisciplinar (Coordenadora, Assistente Social, Enfermeira, Auxiliar de Serviços Gerais, Técnico em Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Psicólogo e Psiquiatra). Para finalizar 2019, nos meses de novembro e dezembro serão realizados estudos de caso (matriciamento), grupos de conversa com familiares dos pacientes, além de visitas, dinâmicas e depoimentos das pessoas que utilizam os serviços do CAPS.

Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. S. M. do Anta