Festa do Cavalo agita final de Semana em São Miguel do Anta - São Miguel do Anta

Festa do Cavalo agita final de Semana em São Miguel do Anta

Nos dias 25 e 26 de agosto, aconteceu em São Miguel do Anta-MG, após um intervalo de 15 anos, a Festa do Cavalo 2018. O evento que ocorreu na Fazenda do Ailton de Zé Tonim (Comunidade do Sem-Peixe), atraiu milhares de pessoas do município e região.

Sábado

Na tarde de sábado, aconteceu o Encontro de Cavaleiros e Concurso de Marcha Municipal, onde moradores de São Miguel do Anta competiram. O público prestigiou a performance dos animais e cavaleiros (a) em seis modalidades: Marcha picada (macho e fêmea), Égua Marcha batida, Cavalo Marcha Batida, Mirim, Amazonas e Muares. Todos foram julgados pelo árbitro Joãozinho Gordo, acompanhado do auxiliar de pista, Júnior Resende. A premiação ficou da seguinte forma para ambas categorias: 1° lugar: R$ 300,00; 2° lugar: R$ 200,00; 3° lugar: R$ 100,00; 4° lugar: R$ 50,00 e 5° lugar: um saco de silagem.

Já a noite foi marcada com várias atrações musicais e muita animação dos participantes, que ficaram até de madrugada. Márcio dos Santos e Alberto e Leo abriram as festividades, depois a dupla Deyse e Deysiane botou a galera pra dançar, e a Banda Deliciar fechou as atividades.

Domingo

Na tarde/noite do domingo, ocorreu o Concurso de Marcha Regional. O árbitro Robertinho, do Haras Roby (Congonhas-MG), julgou a performance de cavaleiros (a) e animais em 13 categorias: Cavalo e Égua Marcha Picada, Égua comum, Pampa, Cavalo sem registro, Castrado Manga Larga Marchador, Paulista, Garanhão Manga Larga Marchador, Burros, Égua Manga Larga Marchador, Mirim, Amazonas, Mulas e Campeão dos Campeões.

Destaque para dois animais campeões nacionais na categoria “Castrado Manga Larga Marchador” que competiram na ocasião: “Desejo da Cidade da Cruz” e “Zagueiro Tricanos”. Consagrou-se campeão dos campeões, o animal Pagão Bavaria, montado por Gustavo de Freitas, do Haras JVA, Teixeiras (MG), já o reservado, ficou com “Chuva do Carmol”, do proprietário Rafael Mol (Haras Carmol, Santa Cruz do Escalvado-MG). A premiação do domingo, repetiu os moldes de sábado, exceto o Campeão dos Campeões, que levou para casa R$ 1.000,00 e o reservado, R$ 500,00.

André Almeida e Aline Almeida, proprietários da Hospedaria Sucanga, destacaram a importância do numeroso público presente nos dois dias, algo fundamental para o sucesso do Concurso de Marcha. “É a nossa primeira vez em São Miguel do Anta, agradecemos o apoio do prefeito Wagner Damião, competidores, veterinários, população e dos visitantes que vieram prestigiar”, fizemos o nosso melhor”, concluíram.

Wagner também agradeceu a todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na festa, em especial ao Ailton de Zé Tonim e Dona Terezinha, que cederam gentilmente o espaço. “O balanço foi mais que positivo. Com as graças de Deus vamos procurar fazer um evento ainda melhor no ano que vem, sempre com o apoio da Câmara municipal de vereadores, patrocinadores, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”, afirmou o prefeito.