Castração de cães e gatos na Praça Padre Adalberto - São Miguel do Anta

Castração de cães e gatos na Praça Padre Adalberto

No último fim de semana ocorreu a castração de cães e gatos na Praça Padre Adalberto (fotos), os trabalhos foram realizados na sexta (26/07) e sábado (27/07) das 8:00h às 16:00h.

De acordo com Fernanda Rezende, secretária Municipal de Agricultura, as ações visam o bem estar dos animais, que muitas vezes são abandonados pelas ruas da cidade. O controle populacional dos bichos também impacta na questão da saúde pública. “O controle de animais é importante pois os mesmos podem transmitir doenças aos humanos como: raiva, sarna, aumentando também a proliferação de carrapatos, pulgas, bernes dentre outros parasitas”, afirmou Fernanda.

Ressalta-se que, a Sociedade Ubaense de Proteção aos Animais (SUPA), que está realizando as atividades, tem parceria com mais 22 municípios da região e está em processo de acordo com mais 18 cidades mineiras. “Nossos profissionais são capacitados para realizar os trabalhos de forma competente, higiênica e com todo cuidado que os animais merecem, existem muitos mitos em torno da castração, mas quando feita da forma correta, trás inúmeros benefícios aos cachorros, cadelas e gatos”, disse Jane Lacerda, vereadora em Ubá e uma das idealizadoras da Unidade Básica de Saúde Animal. Vale ressaltar que todos os animais castrados pela SUPA são registrados para facilitar a identificação dos bichos, esse procedimento acontece em todos os municípios em que ela trabalha.

A Prefeitura Municipal custeou a castração de 50 animais de rua, sendo que o intuito é realizar mais etapas dessa parceria para minimizar o impacto que os animais abandonados trazem à população e amenizar o sofrimento que os mesmos passam quando não tem ninguém para cuidar. “Infelizmente não conseguimos castrar todos de uma vez, mas a Unidade já é um grande passo para reduzir o número dos cães e gatos de rua em São Miguel”, ressaltou Wagner Damião (prefeito).

Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. São Miguel do Anta