Capacitação para agricultoras familiares, produtoras e empreendedores do PNAE - São Miguel do Anta

Capacitação para agricultoras familiares, produtoras e empreendedores do PNAE

Dezenas de agricultoras familiares, produtoras e demais empreendedores do município participaram de uma capacitação nos dias 29 e 30 de janeiro, na propriedade do Vicente Lopes, localizada na Comunidade da Fundaça.

Os presentes produziram de forma caseira: broa de fubá com cenoura, broinha, pão de queijo, pão de batata, biscoito papa ovo dentre outras delícias, todos os ingredientes utilizados na oficina foram fornecidos pelos participantes. Destaca-se que houve orientações pertinentes sobre boas práticas de fabricação, que envolvem higienização pessoal, do local de trabalho e dos alimentos, além da importância em utilizar matérias primas oriundas de suas propriedades.

Maria Gourete Guimarães, extensionista de bem estar social da Emater de Pedra do Anta e Cormarie Almeida, que trabalha na mesma função em São Miguel do Anta, ministraram as atividades agradecendo aos participantes pelo empenho e dedicação e aos moradores da residência pela hospitalidade, fatores que segundo elas, foram fundamentais para o sucesso da capacitação. “Pra mim tá sendo muito bom porque é um conhecimento a mais absorvido e é preciso aprender e inovar nas coisas da roça. É muito positivo que isso se dê de forma coletiva, como está acontecendo aqui”, disse Paulo Vicente, proprietário da Real Alimentos.

Esse tipo de capacitação ocorre esporadicamente atendendo uma demanda da Secretaria Municipal de Educação e Emater, que trabalham em parceria com os participantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), onde escolas municipais compram de produtores locais, verduras, hortaliças, frutas e alimentos processados. A lei estipula no mínimo 30% para essa comercialização, onde a Prefeitura de São Miguel do Anta destina aproximadamente 40%. Atualmente, 22 produtores rurais são contemplados pelo PNAE no município, sendo que o número aumenta a cada ano.

Autor: Assessoria de Comunicação da P.M. de S.M. do Anta