Capacitação com funcionários na Usina de Triagem do município - São Miguel do Anta

Capacitação com funcionários na Usina de Triagem do município

O professor e especialista em resíduos, Marcos Magalhães, esteve em São Miguel do Anta na manhã do último sábado (17/08), para conversar com servidores que trabalham diretamente com a separação do lixo na Usina de Reciclagem.

Cada pessoa expôs sua opinião destacando o que pode melhorar para que os trabalhadores tenham mais segurança, conforto, união e respeito por parte dos colegas e da população em geral. A implantação da coleta seletiva também foi assunto no encontro, pois grandes problemas ocorridos na triagem seriam evitados caso os moradores separassem corretamente o lixo em suas casas, os agentes de limpeza pública presentes citaram os descasos em enviar juntamente com o lixo úmido e seco as seringas e vidros quebrados.

“A informação vai chegar em cada casa do município, é uma convocação para melhorar o nosso lugar, os seres humanos que trabalham com lixo e habitam em São Miguel do Anta merecem respeito”, disse o especialista em resíduos. Marcos Magalhães afirmou que o êxito da iniciativa só acontece caso as atividades ocorram em via dupla, através de um pacto de convivência entre setor público e privado, escolas, igrejas e demais entidades e pessoas. O professor também aproveitou para esclarecer que cargos são passageiros, segundo ele, independente de política, religião, condição financeira e credo, cuidar do nosso lugar é uma atitude de compaixão, amor ao próximo e respeito com a natureza.

“Ele foi convidado a trabalhar conosco pelo grande conhecimento nessa área, tanto na parte burocrática, quanto com seres humanos envolvidos no sistema, observei que o Marcos busca sempre uma lição do Criador, em cada exemplo, ele cita fundamentações deixadas por Jesus e que nós, em nosso dia-a-dia, não observamos as leis da natureza”, afirmou Filomena Queiroz (vice-prefeita). Filomena fez questão de destacar que o especialista expôs claramente que lutará pelos direitos dos servidores junto com eles, mas também deixou claro os deveres de cada um, como cumprir horários corretamente e conviver de forma amigável, respeitosa e transparente, para fazer jus à remuneração recebida.

"Aqui é um lugar que gera renda a várias famílias de São Miguel, por isso é importante que vocês valorizem esse ambiente e se dediquem por uma boa convivência e para a execução de suas tarefas, podem contar com o respaldo meu e da Filomena, nossa gestão está preocupada com o dia a dia dos nossos servidores", ressaltou Wagner Damião (prefeito).

Um cronograma de trabalho está sendo elaborado para que todos os setores públicos municipais recebam capacitações e palestras para mais a frente implantar a coleta seletiva. “O desejo é tornar São Miguel do Anta não só numa cidade mais limpa, mas também cuidar da terra que recebemos”, concluiu Filomena.

Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. São Miguel do Anta