Agricultores e Comercializadores de Café de São Miguel se reúnem com o Executivo Municipal - São Miguel do Anta

O prefeito Wagner Damião, a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fernanda Rezende e o Chefe do Departamento de Arrecadação e Tributos, Dênisson De Oliveira Vitorino, estiveram reunidos na última terça-feira (22/05) com agricultores e comercializadores de café do município.

Dentre tantas pautas importantes, foi destacada a emissão da Nota Fiscal Avulsa/ NF-a (guia) no ato da venda do café. Muitos agricultores emitem o documento em outros municípios, o que é muito negativo de acordo com Fernanda, pois o imposto já embutido no produto, retorna para o local onde foi retirada a guia. Ou seja, São Miguel deixa de captar recursos beneficiando outras cidades com essa situação. Produtores (a) rurais locais são afetados diretamente, já que os serviços oferecidos pela patrol, retroescavadeira, trator e caminhão ficam cada vez mais restritos pelo fato da prefeitura não poder “bancar” estes custos.

Wagner pontuou que São Miguel depende apenas de nós mesmos para progredir. ‘Não podemos deixar nossas riquezas irem embora. Os agricultores (a) trabalham arduamente todos os dias produzindo o que vamos comer e beber, por isso merecem nosso incentivo e respeito e o poder executivo necessita cada vez mais do apoio deles. Se todos colaborarem, emitindo a guia gratuitamente no IMA, localizado na prefeitura, em breve, mais serviços contemplarão nossos produtores rurais”.

A intenção é incentivar os agricultores a retirarem suas guias em São Miguel, mapeando assim, quem são os produtores ativos do município. Essas pessoas terão prioridade para acessar os serviços ofertados pela prefeitura.