5º aniversário do CAPS Dionísio de Paula Pinto - São Miguel do Anta

5º aniversário do CAPS Dionísio de Paula Pinto

Ontem (05-08) o Centro de Atenção Psicossocial Dionísio de Paula Pinto (CAPS São Miguel do Anta) completou cinco anos de atividades.

Para comemorar essa data especial foi realizada uma festa agostina à caráter... Teve quadrilha, pescaria, forró, brincadeiras, canjiquinha, canjica, pipoca, algodão doce e sorteio de brindes.

A coordenadora do CAPS Dionísio, Cristiane Lemos, agradeceu aos participantes e apoiadores da confraternização e a todos que diariamente contribuem para o andamento dos trabalhos e atendimentos aos pacientes da unidade. “Assistentes sociais, enfermeira, auxiliares administrativos, psicólogo, psiquiatra e auxiliares de serviços gerais o meu muito obrigado”, disse Cristiane, ela também ressaltou a importância da presença do vice-prefeito de Canaã, José Ivanir, das secretárias municipais de saúde Jaqueline Lopes (Araponga) e Dayana Leocádio (São Miguel do Anta), e do prefeito Wagner Damião e vice, Filomena Queiroz. Ressalta-se que, os municípios citados acima atuam em parceria, onde os pacientes das três cidades são atendidos em São Miguel do Anta.

Qual o trabalho do CAPS?

O CAPS é um serviço substitutivo ao modelo asilar ou manicômios, que atendem pessoas que sofrem de neurose, psicose, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, retardo mental, transtorno de personalidade e dependentes químicos.

A atenção é realizada pela equipe multidisciplinar (Coordenadora, Assistente Social, Enfermeira, Auxiliar de Serviços Gerais, Técnico em Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Psicólogo e Psiquiatra), que avaliam e propõem o melhor projeto aos usuários, desenvolvendo atividades de trabalho, lazer e cidadania, sempre buscando a inserção e reabilitação psicossocial, além do fortalecimento dos laços familiares. Atualmente, 900 pacientes são contemplados, destes, muitos estáveis e em tratamento.

Fotos: Cristiane Lemos e Túlio Hebert.

Autor: Assessoria de Comunicação da Pref. Mun. São Miguel do Anta